top of page

Mais próximos,

somos Mais!

* Baixe AQUI o meu currículo DeMolay completo.

2003

INICIAÇÃO

​

Fui recebido nas fileiras de nossa Ordem em 22 de Fevereiro de 2003, aos 14 anos, na fundação do Capítulo Mestres do Monte nº556, em Santo Antônio do Monte – MG, quando recebi os graus Iniciático e DeMolay. No capítulo, atuei como Capelão, Primeiro Conselheiro, Orador, Mestre Conselheiro, Mestre de Cerimônias e Organista.

2004

MESTRE CONSELHEIRO

​

Fui Mestre Conselheiro no ano de 2004, quando exercemos várias atividades para garantir a excelência dos trabalhos. Desde aquele tempo, participei ativamente de reuniões em outras cidades e de todos os eventos em nível Regional, Estadual e Nacional.

2005

CAVALARIA

​

Fui investido Cavaleiro no dia 03 de setembro 2005 no Convento União dos Novos Templários n°117. Durante meu período como Cavaleiro, recebi todos os graus do recém criado Ilustre Rito da Cavalaria do Brasil. Essa caminhada culminou no Grau de Cavaleiro da Cadência, que recebi em 2009 em sua primeira concessão no Brasil.

MESTRE CONSELHEIRO REGIONAL

​

Fui organizador do Congresso da 2ª Região (Centro-Oeste de Minas) em 2005. No evento, fui eleito e empossado Mestre Conselheiro Regional. Em minha gestão, durante a qual tive a alegria de ser acompanhado pelo meu pai como Oficial Executivo Regional, ajudamos a unir e fortalecer nossa região. Foi um período também de amadurecimento para os passos que viriam a seguir.

2006

MESTRE CONSELHEIRO ESTADUAL ADJUNTO

​

Como conseqüência do nosso trabalho, fui eleito Mestre Conselheiro Estadual Adjunto em 2006, acompanhando o MCE Silvio Marcelo. Conheci naquele ano o estado de Minas Gerais e sua vasta extensão e cultura. Lembro também com carinho que foi nessa oportunidade que fiz minha primeira viagem de avião, quando fui representar o estado no Congresso Nacional em Fortaleza (2007) – uma vez que o MCE não pôde se fazer presente.

2007

MESTRE CONSELHEIRO ESTADUAL DE MINAS GERAIS

​

Eleito e empossado como MCE em nosso Congresso em 2007, tive a chance de colocar em prática o que aprendi nos anos anteriores. Junto ao irmão GME Rodrigo Martins, implantamos um programa a que chamamos PELA ORDEM, visando ao fortalecimento do GCEMG em todas as áreas. Neste ano, atuei também como Secretário do Gabinete Nacional, designado pelo MCN Marco Felipe Torres Castello, quando pude conhecer mais a Ordem em nosso país.

​

Confira AQUI um relatório do trabalho que desenvolvemos, e AQUI o Diagnóstico de Capítulos Mineiros produzido em nossa gestão.

2008

CHEVALIER

​

Nas comemorações dos 5 anos de fundação de meu Capítulo, fui agraciado pelos meus irmãos com o Grau de Chevalier, sendo o primeiro de minha cidade. Foi um momento de grande emoção e de gratidão pelo carinho dos irmãos que me reconheceram digno para essa grande honra.

MESTRE CONSELHEIRO NACIONAL

​

Em 20 de Julho de 2008 eu vivi a grande honra de minha vida DeMolay. Após uma campanha acirrada (e muito respeitosa), fui eleito e empossado como o 19° MCN no Congresso em Cuiabá, tendo ao meu lado o querido amigo MCNA Matheus Noronha (RS). A esse ano posso dizer que devo muitos dos maiores amigos que tenho, espalhados por todo o país, bem como o bom conhecimento da realidade da Ordem DeMolay nos estados.

​

Implantamos o programa que foi fundamental para minha eleição: o PRIOR – Programa de Revitalização, Integração e Organização da Liderança Juvenil. Esse termo, “Liderança Juvenil”, não era sequer utilizado à época. Percebendo que, após a fundação dos Grandes Capítulos, os líderes juvenis haviam perdido um pouco do propósito (lembrando que antes os MCEs eram em muitos estados as únicas autoridades com jurisdição total sobre os capítulos de todas as obediências) nós executamos esse trabalho que fortaleceu e devolveu o propósito dessa classe importantíssima de líderes.

​

O resultado foi que o MCN passou a ter muito mais força, inclusive amparado pelo Regulamento Geral. Os efeitos do que construímos naquele tempo são vistos até hoje pelos irmãos que dele participaram.  Um exemplo foi a primeira Congregação Nacional de Jovens Líderes - CNLJ, idealizada e realizada em minha gestão, que se mantém até hoje no calendário do SCODB.

​

Uma Liderança Juvenil forte, responsável e integrada é, em meu entendimento, um dos grandes pilares para um trabalho bem sucedido no SCODB.

​

Confira AQUI as propostas apresentadas naquela oportunidade.

​

​E assim, dessa forma, conclui minha vida como DeMolay Ativo, tendo atingido minha maioridade.

2010

OUTRAS COMISSÕES NACIONAIS

​

Ainda no âmbito do Supremo Conselho, eu presidiria mais duas Comissões Nacionais. Em 2010, atuei como Presidente da Comissão de Relações Institucionais na gestão do GMN Wilson Júnior, focando no trabalho interno entre SCODB e seus GCEs, bem como no contrato com organizações maçônicas, políticas e outras entidades. Em 2011, assumi a Comissão de Comunicação, a convite do GMN Hugo Pinto Martins. Anos depois, em 2017, voltaria a assumir essa Comissão pelos primeiros quatro meses da gestão do irmão Álvaro Azevedo. No total, fui portanto presidente de três Comissões Nacionais.

​

​

LIVRO “MINHA FAMÍLIA, A MAÇONARIA”

​

Foi em 2010 que vivi outra grande honra de minha vida na Ordem. A convite do GMN Marcelo Brito e do então Grande Secretário Geral irmão Rafael Cota, sendo eu já graduado em Jornalismo, iniciei o trabalho de apuração para escrever a biografia do nosso irmão Alberto Mansur e a história de nosso Supremo Conselho.

​

Durante seis meses, pude me aproximar desse maçom extraordinário, que fez tanto por todos nós. Conhecê-lo, bem todas as etapas da construção de nosso Supremo, certamente deram-me a base para compreender nosso presente e sempre pensar no nosso futuro.

​

Esse trabalho culminou com a publicação do “Minha Família, a Maçonaria” no Congresso Nacional em Balneário Camboriú. Os direitos do livro foram cedidos por mim ao SCODB, bem como os lucros de sua comercialização. Hoje, já está em sua segunda edição.

​

​

​

COMENDADOR DA CAVALARIA

​

Também no Congresso Nacional em 2010, realizamos pela primeira vez no país o grau honorífico de Comendador da Cavalaria. Tive a honra de ser sagrado pelas mãos do tio Alberto Mansur, ao lado de grandes defensores da Ordem dos Nobres Cavaleiros

2012

PRESIDENTE DO CONSELHO CONSULTIVO

​

No ano de 2012, após atuar como membro do Conselho e como Consultor, e já Mestre Maçom, fui designado pela Loja Maçônica Mestres do Monte para atuar como Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Mestres do Monte. Entre as atividades que realizamos nessa experiência única de minha trajetória, está a participação em massa do capítulo em todos os eventos, inclusive o CNOD em Brasília, quando organizamos uma excursão temática pela capital federal.

​

​

GRANDE SECRETÁRIO DO GCEMG

​

Ocupei durante aquele ano o cargo de Grande Secretário do GCEMG. Além de desempenhar os deveres naturais do cargo, pude ajudar na administração e realizar um projeto de organização da nossa sede administrativa, que batizamos de “CASA EM ORDEM”.

​

2009

COMISSÃO DE ORGANIZAÇÕES FILIADAS E PARALELAS

​

A convite do nosso Grande Mestre Marcelo Brito, assumi em 2009 e 2010 a Presidência da Comissão de OFP. Foi um grande desafio, haja visto que a Comissão era presidida anteriormente pelos irmãos mais preparados em matéria de IRCB, que ajudaram a implantá-lo no país. Abraçamos a tarefa, e nosso grande legado daquele tempo foi a implantação do novo PACC. Antes voltado para os Conventos, ele se tornou o Programa de Avaliação e Certificação de CAVALEIROS que temos hoje. Mesmo que melhorado ao longo dos anos posteriores, as bases que utilizamos hoje foram definidas pela nossa Comissão naquele ano, rascunhadas numa página do meu caderno de faculdade: ciclos mensais de avaliação (antes eram anuais), individualizado, com um ambiente virtual próprio, corretores voluntários e expedição automática de diplomas.

​

​

INICIAÇÃO MAÇÔNICA

​

No final desse ano de 2009, fui iniciado na Augusta, Respeitável e Benemérita Loja Simbólica Illuminati N°247, no oriente de Belo Horizonte, em uma sessão repleta de grandes amigos feitos na Ordem DeMolay, totalizando 24 Lojas presentes.

​

2011

ELEIÇÃO PARA A DIRETORIA DA ASSEMBLEIA GERAL

​

No ano de 2011, fui candidato a Presidente da Diretoria da Assembleia Geral (DAG). A chapa “COM SENSO” foi composta ainda pelos irmãos candidatos a vice Renato Ferreira (SP), secretário Eduardo Matzenbacher (SC) e relator Gustavo Dal Molin (RO). Fizemos uma campanha séria e respeitosa, pautada em propostas. Apesar de não termos logrado êxito, foi um pleito bem acirrado, quando obtivemos o voto de alguns dos GMEs mais experientes ali presentes, mesmo eu tendo apenas 23 anos naquela oportunidade.

​

Confira AQUI as propostas que apresentamos naquela eleição.

2013

SEGUNDO GRANDE MESTRE ESTADUAL ADJUNTO

​

Em 2013 iniciei o meu trabalho na linha sucessória do GCEMG. Fui o Segundo GMEA na gestão do irmão Álvaro Azevedo, sendo GMEA o irmão Augusto Mendes. Desde aquele tempo, exercitei o hábito que mantenho até hoje de buscar promover o consenso e o entendimento visando ao progresso. Foi um ano de muitas realizações, quando realizamos em Nova Lima o Congresso Nacional da Ordem DeMolay.

​

​

CRUZ DE HONRA

​

Pelo nosso trabalho no Conselho Consultivo, recebi a Cruz de Honra DeMolay no dia 23 de Fevereiro de 2013. Foi um momento muito especial, pois trata-se de uma honra destinada ao trabalho como consultor, que sempre busquei desempenhar com o mesmo carinho que recebi dos tios em meu tempo de DeMolay Ativo.

2014

GRÃ CRUZ DA CAVALARIA

​

No ENAC em Blumenau - SC, fui surpreendido ao me ser conferida a Grã Cruz da Cavalaria.

​

​

GRANDE MESTRE ESTADUAL ADJUNTO​

​

Iniciei o ano de 2014 como Grande Mestre Estadual Adjunto, na gestão do irmão Augusto Mendes. Buscamos trabalhar com o mesmo empenho para concretizar os objetivos da administração do irmão. Em Junho daquele ano, no entanto, em um momento profissional muito complicado, fui surpreendido com a renúncia do irmão Augusto por motivos particulares, que todos nós entendemos. De repente a condução do GCEMG estava sob minha responsabilidade antes do momento que previ. Junto com nossa excelente equipe, conseguimos concluir com sucesso a administração 2014, concretizando todas as metas estipuladas em homenagem ao irmão Augusto Mendes.

​

GRANDE MESTRE ESTADUAL

​

Fui eleito GME no Congresso em Boa Esperança, no fim de 2014. Iniciei o mandato em 2015, consciente de que tinha uma grande responsabilidade: colocar em prática anos de idéias oriundas de um processo de análise da Ordem DeMolay mineira.

​

Eu sempre tive convicção de que Minas Gerais tinha um potencial muito maior. E que para isso era necessário realizar um trabalho audacioso, focado na construção de uma identidade de nossos DeMolays com o GCEMG. Assim nasceu a campanha #Eufaçoparte, que aliada ao PIN DA REGULARIDADE nos garantiu um patamar inédito em número de regularizações.

​

Realizamos também logo no início da gestão a primeira Congregação Estadual. Com investimento do GCEMG, mais de 60 Mestres Conselheiros e representantes de Capítulos estiveram presentes em Belo Horizonte, junto com os nossos MCRs, OERs, Secretários e membros do GCEMG, além de muitos outros participantes. Nas duas edições, eles foram capacitados em liderança por palestrantes especializados, e também receberam treinamento para desempenhar suas funções.

​

As realizações foram muitas naquele ano, e agradeço até hoje os muitos irmãos que nos ajudaram a construir um importante legado para a Ordem em Minas. No final, realizamos um grande Congresso Estadual em BH, onde comemoramos os 10 anos do GCEMG.

​

Confira AQUI o Plano de Governo que apresentei para nosso trabalho à frente do GCEMG.

​

2015

2016

CAVALEIRO DO MANTO PRATEADO

​

Durante o ano de 2016, mantive-me participando dos trabalhos da Ordem sem função administrativa pela primeira vez em mais de 10 anos. No Congresso Estadual de Minas Gerais, fui novamente surpreendido ao receber dos meus irmãos o Grau de Cavaleiro do Manto Prateado. Foi uma bela cerimônia, onde fui relembrado nos tantos ensinamentos que recebi na Ordem DeMolay.

​

​

MESTRE INSTALADO

​

Assumi também neste ano o cargo de Venerável Mestre da Loja Frank Sherman Land n°298, do Rito de York americano, formada sobretudo por Seniores ou irmãos ligados à Ordem DeMolay. A Loja foi fundada em 08 de Novembro de 2015, e instalada no dia 18 de Março de 2016. Atualmente, estou como Segundo Vigilante de minha Loja mãe, a Illuminati n°247 – GOMG/COMAB.

QUEM SOU

Conheça mais sobre mim neste vídeo onde apresento minha história e os princípios desta candidatura:

LINHA DO TEMPO

QUEM SOU
TRAJETÓRIA

GRANDE SECRETÁRIO GERAL DO SCODB

​

Ocupei em 2017 o cargo de Grande Secretário Geral, auxiliando na administração do meu amigo e irmão Grande Mestre Álvaro Azevedo.  Para mim esta foi uma honra especial, pois trata-se do único cargo que nosso Fundador Frank Sherman Land ocupou no antigo Supremo Conselho Internacional, exercendo-o ininterruptamente.

​

Na função, aprendi mais sobre o dia a dia da sede administrativa do SCODB. Idealizei também um projeto de reformulação do SISDM, buscando oferecer uma plataforma moderna e mais adequada aos anseios da Ordem. Além disso, acompanhei os trabalhos da Liderança Adulta, mais uma vez buscando servir como conselheiro e um promotor do consenso em dias de tormenta. Deixei o cargo para apresentar meu nome nesta campanha a GMNA.

​

2017

PROPOSTAS

A grande missão estatutária do Grande Mestre Nacional Adjunto é apoiar os projetos do Grande Mestre Nacional. Contudo, não considero que isso seja desculpa para que deixemos de apresentar à Ordem DeMolay o trabalho que entendemos ser necessário para a evolução do SCODB. Principalmente porque, na candidatura a GMNA, somos imediatamente os candidatos naturais a GMN no ano seguinte.

​

Com base nesse entendimento, e principalmente tomando como ponto de partida o programa de governo que executamos quando estava à frente do GCEMG (e portanto já experimentado e bem sucedido), apresento à Ordem DeMolay minha visão de trabalho para 2018 e para 2019. Se eleito, espero que esses conceitos possam ser aproveitados pelo GMN em sua administração em 2018 e, também, que continuem em 2019, permitindo um trabalho de continuidade que só beneficia a Ordem DeMolay.

​

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A ÍNTEGRA DO PROGRAMA

​

OU

​

Confira abaixo um resumo dos principais pontos:

EIXO 1

DEMOLAYS MELHORES

EIXO 2

CAPÍTULOS MAIS FORTES

  • Implantar definitivamente o Programa Pedagógico DeMolay (PPD), por meio do qual o SCODB possa garantir a qualificação dos membros em relação à doutrina da Ordem, às aptidões da Liderança e à formação do caráter.

  • Fortalecer o Programa de Aprofundamento de Estudos (PAE), inclusive estabelecendo sua vinculação legal ao desenvolvimento nos graus e honrarias, revisando os cursos e criando novos.

  • Desenvolvimento de ferramentas no SISDM para que o SCODB possa acompanhar diretamente a evolução de cada DeMolay;

  • Estímulo às Honrarias e Prêmios como parte integrante do programa pedagógico.

  • Combate à evasão, valorizando a permanência.

  • Promover o envolvimento da família nas atividades da Ordem, inclusive com o SCODB e GCEs relacionando-se com os pais e mães.

  • Fazer com que nossos DeMolays se identifiquem com o SCODB. Facilitar a regularização, e estabelecer o pin da regularidade como forma de torná-la visível. Fortalecer o sistema de convênios, para que o membro regular possa aproveitar mais benefícios em sua condição.

  • Promover o Capítulo Padrão como ferramenta de excelência capitular e integração. Usá-lo como referência para um plano de desenvolvimento dos Capítulos.

  • Desenvolver ferramentas oficiais para organização através de um Kit Gestão enviado às diretorias. Isernção de ferramentas de gestão capitular no SISDM.

  • Implantação no PAE de cursos opicionais para cada um dos Oficiais de um capítulo.

  • Capacitação dos Conselhos Consultivo através de um plano nacional de formação e de integração de consultores.

EIXO 3

LIDERANÇA DE QUALIDADE

  • Estruturação administrativa e política da cadeia de liderança no âmbito do SCODB. Implantar planos de metas para as Comissões, integrando suas ações em projetos comuns.

  • Implantar um programa de governança e qualidade total nos processos adminstrativos.

  • Fortalecer a CNLJ, ampliando seu espectro para contar também com uma Congregação de Liderança Adulta em paralelo. Investimento maciço na formação dos líderes em todos os níveis, formando uma rede capacitada de dirigentes.

  • Integração do SCODB com os GCEs e seus Oficiais Executivos Regionais. Garantir o cumprimento das decisões oficiais.

EIXO 4

EXPANSÃO POTENCIALIZADA

EIXO 5

GESTÃO INTELIGENTE DAS OFPs

  • Criar um plano de expansão, através do mapeamento das Lojas Maçônicas brasileiras. Ampliar a participação das potências nesse processo.

  • Fortalecer o laço entre SCODB e corpo patrocinador. Estabelecer termo de compromisso no ato da fundação de capítulo, bem como um curso especial para novos capítulos.

  • Fortalecer o Fundo Nacional de Expansão, buscando reduzir e, se possível, zerar os custos para as Lojas no ato da fundação.

  • Priorizar a expansão do SCODB em estados onde hoje não estamos presentes.

  • Implantação do Convento Padrão como forma de fortalecer os conventos brasileiros. Estimular e fortalecer o ENAC. Difundir em definitivo o IRCB no território nacional.

  • Expandir e fortalecer as távolas, divulgando a Ordem dos Escudeiros e oferecendo novos materiais de apoio.

  • Formalização e organização do trabalho das Cortes e Preceptórios, estimulando que esses organismos abracem mais atribuições na estrutura do Supremo Conselho.

  • Desenvolver os Clubes de Pais e Mães, em busca de estabelecermos um clube por capítulo, munido de material de apoio apropriado.

  • Maximizar a parceria com a Alumni Brasil para atingir o grande número de Seniores brasileiros.

EIXO 6

SAÚDE FINANCEIRA E INVESTIMENTO NA BASE

  • Continuidade e aprimoramento das políticas de transparência financeira.

  • Foco no uso dos recursos para investimentos na base, sobretudo capítulos, através da criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Ordem DeMolay, abastecido com recursos próprios e recursos oriundos de iniciativas para incremento de receita.

  • Promover um avanço efetivo na gestão da Loja DeMolay, oferecendo uma ampla gama de produtos e qualidade no atendimento.

  • Redução de custos operacionais e de viagem para privilegiar o investimento na base.

EIXO 7

FORTALECIMENTO DA IMAGEM INSTITUCIONAL

CONTATO

Informações

Quer contribuir com alguma sugestão, crítica ou apresentar alguma dúvida? Preencha o formulário abaixo:

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Rua dos Guajajaras, 1611, 4° andar

Barro Preto - Belo Horizonte - MG

CEP: 30.180-099

​

ir.guilherme.santos@gmail.com

  • Facebook Social Icon
PROPOSTAS
CONTATO
  • Evolução do relacionamento maçônico, através do contato direto entre GMN e potências, bem como da convocação dos Membros Honorários do SCODB para atuar como apoio nesse importante trabalho.

  • Política inteligente, ousada e eficaz da comunicação interna, buscando aproximar o SCODB do membro no contato direto. Promover a comunicação externa, buscando divulgar a instituição nos meios de comunicação.

  • Fortalecimento da representação perante o poder público federal, estadual e municipal. Articular a composição em Conselhos de Juventude enquanto sociedade civil. Estimular a conquista de títulos de Utilidade Pùblica em todos os níveis.

  • Parcerias e interlocução com instituições afins, como Escoteiros, Rotaract, Leo Clube, e paramaçônicas como Filhas de Jó, APJ, Estrela do Oriente, entre outros.

© 2017 por Guilherme Santos. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page